SIGA-NOS
Brasil, 17/10/2018
Últimas
Você está em: Home > Últimas
Publicado em 25/02/2016 às 02:00

Eduardo Braga recebe bancada federal do Pará para tratar de reenvidicações na área da BR-163

A Política Real, que edita o site Bancada do Norte, apurou que trabalhadores rurais da agricultura familiar reivindicam a expansão de uma rede elétrica do programa “Luz para Todos”,

Tamanho da letra
A+ A-

(Brasília-DF, 25/02/2016)  O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu nessa quarta-feira,24, a bancada federal do Pará, acompanhados de deputados estaduais e vereadores das cidades às margens da BR-163 para pedir solução para os problemas de eletrificação no povoado Moraes Almeida, em Itaituba, aéreas de garimpos como: Crepurizinho e Crepurizão. A via também foi fechada na altura de Novo Progresso, sudoeste paraense.  A bancada do Pará é coordenada pelo senador Paulo Rocha(PT-PA)

 

A Política Real, que edita o site Bancada do Norte, apurou que trabalhadores rurais da agricultura familiar reivindicam a expansão de uma rede elétrica do programa “Luz para Todos”, enquanto índios Kayapó reivindicam a construção de uma Casa Indígena e melhorias no atendimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), além do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do “Terra Nossa”.

 

Garantia

 

Durante a reunião o ministro de Minas e Energia, garantiu aos representantes daquela região, que vai resolver com a Centrais Elétricas do Pará – Celpa, que tem contratos e obrigações de instalações de linhas de alta tensão para que seja levado energia a todos moradores da região.

Na avaliação de Paulo Rocha, informa sua assessoria, este problema é uma questão que a bancada vem trabalhando há algum tempo.

“Para resolver a situação é necessário um esforço conjunto das forças políticas, elencar todos problemas e buscar resolvê-los em conjunto com mais celeridade”, recomendou o senador.

Investimentos na região

O ministro Eduardo Braga informou, ainda, que a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, irá licitar linhas de transmissão no mês abril.

Os novos empreendimentos de transmissão da rede básica serão leiloados pela Agência no dia 13/04, às 10h na sede da BM&FBOVESPA S.A., em São Paulo. O edital do certame (Leilão nº. 13/2015) foi aprovado em (23/02) pela diretoria colegiada da Agência durante a 5ª Reunião Pública Ordinária. Serão implantados aproximadamente 6.500 km de linhas de transmissão e 10.560 MVA em capacidade de subestações.

Após análise das contribuições recebidas durante a audiência pública 080/2015, que discutiu a minuta do edital, e de reuniões de avaliação com o Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema (ONS), a Agência resolveu pela retirada de parte de alguns lotes e reestruturação de outros, o que culminou na divisão do certame em duas etapas.

 

( da redação com informações de assessoria e edição de Genésio Araújo Jr)

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
COMENTÁRIOS